top of page

O que é o Encontro de Práticas Docentes
no Ensino de Língua Portuguesa?

cropped-b5duvidas.jpg

O Encontro de Práticas Docentes no Ensino de Língua Portuguesa é um evento que visa a estimular boas práticas docentes, por meio de estudos e reflexões atuais da Linguística, da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, da Pedagogia, da Psicologia da Aprendizagem e ciências afins.

É recorrente, nos espaços escolares e de formação docente, uma percepção clara das muitas dificuldades que nossos estudantes da educação básica apresentam quanto à proficiência em leitura e escrita, fato confirmado ainda por exames de larga escala, nacionais e internacionais. Fatores ligados às condições objetivas enfrentadas pelas redes de ensino constituem, sem dúvida, obstáculos reais, mas há também aspectos ligados às opções teórico-metodológicas que devemos enfrentar. Um deles, já conhecido, mas de significativa permanência nas escolas, é a insistência em velhas práticas de ensino, que privilegiam o ensino de uma metalinguagem descontextualizada, no lugar de favorecer o desenvolvimento da competência discursiva. Afinal, hoje, no campo dos estudos da linguagem e do ensino, se reconhece que a proficiência comunicativa depende da promoção de práticas reais e variadas de interlocução, que compreendam as diferentes situações comunicativas, os diversos gêneros discursivos e as múltiplas semioses. Paralelamente, tem-se uma maior consciência dos processos cognitivos envolvidos nas dinâmicas de ensino-aprendizagem, cujo conhecimento possibilita formas mais eficazes de ensinar e avaliar os alunos.
 

São não somente bem-vindas como também necessárias todas as práticas que tenham como objetivo levar os atuais e futuros docentes a refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua materna. Essa necessidade, por sua vez, se torna ainda mais evidente em um período em que tanto a experiência social como as demandas de formação escolar colocam para nós a necessidade de impulsionar o letramento – em suas múltiplas modalidades –  nas nossas escolas, de atender ao imperativo ético de uma educação humanizadora de qualidade, de valorizar o multiculturalismo e a diversidade,  de reafirmar nossa responsabilidade democrática diante de práticas semeadoras da ignorância e do preconceito como, por exemplo, as notícias falsas.
 

Dessa maneira, o Encontro de Práticas Docentes no Ensino de Língua Portuguesa mostra-se como um espaço para discussão e promoção da ciência na área da linguagem e do ensino-aprendizagem de língua portuguesa, bem como da inovação e da tecnologia. Nesse contexto, está colocada também para nós a tarefa de refletir sobre as políticas oficiais de ensino de língua materna no país, especialmente no momento em que entram em vigor as disposições presentes na BNCC, que incorporam alguns elementos importantes do debate sobre multiletramentos, ao mesmo tempo em que recolocam outros problemas que haviam sido reconfigurados pelos PCN. Também essa arena da disputa de concepções e práticas na educação exige-nos um olhar atento e diferenciado para questões talvez pouco consideradas, o que suscita o estudo e elaboração de novas metodologias e/ou práticas.

Quem são os responsáveis por esse evento?

O Encontro de Práticas Docentes no Ensino de Língua Portuguesa é dinamizado por pesquisadores da Faculdade de Educação e do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Os professores coordenadores são os seguintes:

 

file17602.jpg
Foto_CamillaFerreira.jpeg
WhatsApp Image 2019-06-03 at 17.35.03.jp
Ivo.jpg
WhatsApp Image 2019-06-03 at 13.49.24.jp
pp.jpg
bottom of page